Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

2.8.06

Fórum Internacional Síndrome de Down

O evento irá debater sobre saúde, educação, trabalho e vida social dos portadores de Down


A Fundação Síndrome de Down de Campinas promoverá o Fórum Internacional Síndrome de Down, no Auditório BI entre os dias 18 e 21 de outubro.

A palestra de abertura será ministrada pelo escritor e psicanalista Rubem Alves que vai falar sobre “Diversidade sem adversidade: um desafio do século XXI”.

Na programação do segundo dia, a educação é o tema central. As palestras sobre a escola inclusiva contarão com a presença de educadores estrangeiros.


No período vespertino, a vida social do jovem com síndrome de Down estará no foco da discussão. Depoimentos sobre amizade, família e sexualidade complementarão o debate.

Na sexta-feira, o mundo do trabalho e o sonho da moradia independente para o Down serão tópicos abordados. No último dia, especialistas irão tratar dos aspectos genéticos, médicos e terapêuticos. Por fim, a relação da família com o Down será contemplada através de depoimentos dos pais.

No mundo, cerca de 610 milhões de pessoas têm deficiências físicas, sensoriais ou mentais.

Segundo o IBGE, 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, o que representa 24,5 milhões de pessoas. Dentro deste grupo, cerca de 300 mil nasceram com a síndrome de Down.

Quatro vezes ganhadora do Prêmio Bem Eficiente, que reconhece o trabalho das 50 melhores ongs brasileiras, a Fundação irá expor no Fórum os trabalhos feitos pelos jovens com Down.

São três oficinas mantidas pela FSDown: Diferentes Papéis Cartonaria (produção de blocos cartonados, feitos artesanalmente), Marcenaria (caixas em MDF com acabamento em marchetaria) e Pão Amado Padaria Artesanal (produção de pães sofisticados).

Fórum Internacional Síndrome de Down
18, 19, 20 e 21 de outubro

Auditório BI - Rua José Paulino, 1369, Centro, Campinas, SP

Central de Inscrições: (19) 3231-3140