Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

25.8.06

Festival de Dança do Sesi

O Festival de Dança do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Pará chega à décima quinta edição em 2006.

Nesta sexta-feira (25) o Sesi lança o Dança Pará com a participação de bailarinos que fizeram a história do evento e os da nova geração, a partir das 18h30, na sede da Federção das Indústrias do Estado do Pará.

O festival vai ser promovido de 2 a 6 de outubro, no Teatro do Sesi. As inscrições para mostras e oficinas começam no dia 1° de setembro, mas a participação de mais de 800 bailarinos de vários municípios paraenses e de outros Estados já está certa.

Para a edição deste ano, já estão confirmadas as participações de companhias de dança de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Amapá e Ceará. Entre os bailarinos paraenses já confirmados estão grupos de Marabá Paragominas, Tucuruí, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Rondon do Pará e Castanhal.

Para o evento deste ano, estão agendadas oficinas de ballet clássico, moderno e contemporâneo, sapateado, dança para a terceira idade, folclore, dança de rua, dança de salão, entre outras modalidades, com a presença de profissionais renomados nacional e internacionalmente.

'O Dança Pará já se tornou um dos principais eventos de dança do País, objetivando o aprimoramento técnico e artístico, além de contribuir com o desenvolvimento e a valorização profissional', afirma o gestor do projeto do festival, Maurício Quintairos.

Além dos prêmios das mostras competitivas, o Dança Pará 2006 também vai possibilitar momentos de reflexão aos participantes do festival durante um fórum de debate sobre 'A Dança Como Fator de Transformação Social'.

'É uma forma de contribuir para a formação completa dos profissionais da dança local, levando à discussão da dança até para fazer com que os próprios bailarinos tenham a consciência da importância do seu trabalho e possam defender uma das principais bandeiras da classe artística, o investimento', define o produtor do festival Darley Quintas.

Os trabalhadores das indústrias, o público principal do Sesi, além de poderem assistir apresentações de danças nas empresas, com a programação do Circuito de Dança que leva participantes do festivel para dar mostras do que acontece no festival, vão poder se inscrever numa categoria especial na mostra de dança de salão. Segundo o superintendente do Sesi, José Olímpio Bastos, 'é mais uma forma que o Sesi encontro de incentivar a cultura sem perder o foco de promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria'.

Serviço:
Inscrições para mostras de dança e competições: de 1° a 15 de setembro
Inscrições para Circuito de Dança e Workshops: de 1° até 28 de setembro
Mais informações: Fone: (91) 3276-8196 / 3276-3667 / 99660101 - Fax: (0xx91) 3276 3667. Av. Almirante Barroso, 2540 - Bairro do Marco - Belém - Pará - Brasil
Email: dancapara@yahoo.com.br