Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

10.5.06

Operação resgata brasileiras de tráfico sexual

A polícia inglesa anunciou nesta segunda-feira que, em três meses de ações contra o tráfico humano com fins sexuais, foram resgatadas 44 mulheres e duas adolescentes que teriam sido forçadas a virar prostitutas.

A operação da polícia foi criada para ajudar mulheres que são obrigadas a ter relações sexuais. As vítimas, em sua maioria, são mulheres do Leste Europeu e da região dos Balcãs, mas também existem mulheres do Brasil, da China e da Tailândia entre as resgatadas.

Uma porta-voz da polícia disse que ainda não pode revelar o número exato de brasileiras resgatadas, mas que pelo menos duas das 55 equipes envolvidas na operação libertaram mulheres do Brasil.

Em março passado, a polícia já havia revelado que a operação tinha libertado 14 mulheres - incluindo pelo menos uma brasileira - e feito 50 prisões. O número de pessoas detidas passou agora para 154.

Deportação

A maioria das mulheres tem entre 18 e 22 anos. Duas são menores de idade - 15 e 17 anos -, e a mais velha tem 39 anos.

De acordo com o chefe da operação, Grahame Maxwell, "dado que o principal objetivo (da ação) é identificar e resgatar vítimas, estes números representam um grau de sucesso."

Desde o início da operação, que termina no fim de maio, vários suspeitos foram acusados de praticar crimes relacionados a tráfico humano em várias cidades britânicas.

A porta-voz da polícia afirmou que a operação não tem o objetivo de deportar pessoas para seus países de origem.

"Isso diz respeito ao resgate de vítimas. Não é sobre deportação, apesar de esta ser uma das conseqüências. É descobrir pessoas que estão sofrendo."

As prisões ocorreram em bordéis, casas de massagem e residências privadas por todo o país e envolveram as polícias da Grã-Bretanha e da República da Irlanda.