Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

17.5.06

Dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

O projeto Siga Bem Criança deu mais um importante passo na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A partir desta semana o disque Denúncia passa a ser de utilidade pública e atenderá pelo número 100.

O lançamento oficial ocorrerá no dia 18 de Maio, em Brasília durante a programação do Dia de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento será marcado por uma série de atividades em prol de um único objetivo: conscientizar a sociedade da necessidade de mudanças nas punições a crimes sexuais praticadas no Brasil, principalmente contra menores de idade.

Devido a importância dessa data, o projeto Siga Bem Criança alterou o roteiro da Caravana Siga Bem Caminhoneiro.

Durante todo o dia, um caminhão será palco de diversas atividades socioeducativas. Jovens protagonistas envolvidos em atividades sociais de várias cidades do DF apresentarão performances de dança, música e capoeira.

Além disso, estão previstos os pronunciamentos da senadora Patrícia Saboya e da diretora do CECRIA - Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Neide Castanha.

Nos últimos três anos, o Siga Bem Criança se consagrou como símbolo do combate à exploração infanto-juvenil no País.

O projeto faz parte de um dos mais importantes programas de responsabilidade social: O Petrobras Fome Zero.

Diversas mobilizações já foram realizadas, tendo sempre em vista conscientizar a sociedade e transformar os caminhoneiros em agentes propagadores da causa.

Patrocinado pela Petrobras, o encontro deve reunir, além da Caravana, representantes governamentais e não governamentais que atuam no combate à Violência Sexual.



Roteiro

A programação é bastante variada. No início da manhã haverá uma grande concentração de caminhoneiros no Estádio Mané Garrincha rumo à Esplanada.

Às 9h30, uma carreata com a presença da Caravana Siga Bem Caminhoneiro e o Projeto Siga Bem Criança marcam a abertura oficial do evento.

O cantor Sérgio Reis, padrinho do projeto, é o convidado de honra.

Veja a programação completa do dia:


9:00 Caravana Siga Bem Caminhoneiro/Siga Bem Criança

10:00 Instalação da Caravana Siga Bem Criança

11:00 cerimônia de atos protocolares

15h Concentração para o ato público

17h Ato Público “Subida a rampa do congresso nacional” com abre alas e participação das escolas de samba Águia de ouro e da bateria Show de Bola nota 10

17:30 Revoada de balões na Esplanada dos Ministérios.

18:00 às 22:00 Show Pela Vida com as bandas Afro Reggae, Araketu e Olodum.



A Caravana

A Caravana Siga Bem Caminhoneiro principal ferramenta de disseminação de informações do Siga Bem Criança, realizou um importante trabalho. Desde 2004 nas estradas, já realizou duas edições e rodou 55 mil quilômetros.

Nesse roteiro a Caravana passou sempre por lugares estratégicas de grande concentração de caminhoneiros.

O projeto busca conscientizar milhares de caminhoneiros da importância de se combater a violência sexual contra criança e adolescentes.

A questão do combate à exploração infantil, problema antigo no País, começou a ser discutida entre caminhoneiros em 2003 por iniciativa do Projeto Siga Bem Criança.

Para isso, foi criada uma campanha de conscientização e lançado um Disque Denúncia, que conta hoje com o apoio de milhares de caminhoneiros, que se tornaram parceiros na luta contra a exploração sexual de crianças e de adolescentes.

Desde maio de 2003, o Disque-Denúncia recebeu mais de 120 mil ligações de 2.500 municípios e encaminhou mais de 17 mil denúncias aos órgãos de defesa.

Os caminhoneiros têm contribuído bastante para o aumento do número de ligações.

Outro importante objetivo da Caravana neste ano foi levar aos caminhoneiros, nas rodovias, ações de preservação do meio-ambiente.

Sinalizar aos profissionais pontos sensíveis das estradas, onde existem áreas de proteção ambiental e de mananciais hídricos, e discutir o uso racional da água, transformando assim cada caminhoneiro em um “Amigo das Águas”.



Encerramento: o Melhor Caminhoneiro do Brasil

A Caravana Siga Bem Caminhoneiro realizará o evento de encerramento dessa edição no próximo dia 25 de maio, no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

Na oportunidade os melhores caminhoneiros do País passarão por testes teóricos e práticos que definirão o ganhador do título Caminhoneiro do Ano Siga Bem 2005. O vencedor levará para casa um caminhão Ford 0Km.