Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

5.3.06

Dom Pedro Casaldáliga ganha Prêmio Internacional da Catalunha

Bispo aposentado da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, o religioso receberá no próximo dia 9 de março o Prêmio Internacional da Catalunha 2006, concedido anualmente pelo governo daquela região da Espanha a personalidades que se destacam no mundo da cultura, das artes e das causas humanitárias.



Dom Pedro Casaldáliga receberá o prêmio das mãos do presidente do governo da Catalunha, Pasqual Maragall, que virá a São Félix do Araguaia especialmente para a cerimônia. Dom Pedro, que é nascido na Catalunha, região da Espanha cuja capital é Barcelona, é uma figura conhecida mundialmente por sua luta em defesa de povos indígenas, dos sem-terra e dos desfavorecidos.

Conhecido também por obras litúrgicas como a Missa da Terra sem Males, a Missa dos Quilombos e outros escritos, Dom Pedro Casaldáliga aposentou-se no início de 2005, aos 77 anos. Continua vivendo em São Félix do Araguaia.

O júri do prêmio justificou a escolha de Casaldáliga na edição 2006 por tratar-se do líder de uma igreja comprometida com a causa dos pobres, por seu compromisso com os povos indígenas no Brasil e na América Latina, por defender os sem-terra, e por sua luta pela preservação do meio ambiente.

Os ganhadores do Prêmio Internacional da Catalunha em 2004 foram Amos Oz, escritor israelense e Sari Nusseibeh, filósofo palestino. Em 2005, o antropólogo, filósofo e escritor Claude Lévi-Strauss foi o escolhido.