Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

24.2.06

Bélgica lança primeiro jornal em papel eletrônico

O jornal belga De Tijd, da Antuérpia, se tornará o primeiro jornal a publicar uma versão digital do 'papel eletrônico'.

Em vez de comprar um jornal diariamente, a partir de abril 200 assinantes poderão começar o dia conectando à internet um aparelho eletrônico fornecido pelo De Tijd e então baixar o jornal.


As atualizações serão feitas automaticamente ao longo do dia.

Segundo informações da agência de notícias Deutsche Presse-Agentur (dpa), o aparelho é uma tela com a espessura de uma folha de papel e o tamanho de uma folha de jornal, repleto de microcápsulas brancas e pretas.

Quando ligado, mostra a imagem do jornal, tal qual ele é impresso em gráficas.

A 'tinta eletrônica' reproduz 16 tons de cinza. Quando o leitor aperta os botões para trocar de página ou aumentar um artigo específico, as partículas se rearranjam. 'Se o período de testes se mostrar favorável, vamos criar um modelo de negócio baseado nos resultados', disse o gerente do projeto, Peter Bruynseels.

O modelo do papel eletrônico do De Tijd custará 400 euros, mas os assinantes estão isentos. A empresa afirmou que os custos devem baixar conforme o diário eletrônico for se tornando um item de produção em massa.

O aparelho tem o tamanho de dois laptops, mas gasta 100 vezes menos energia do que um monitor de laptop comum. Se usado três horas por dia, a bateria do papel eletrônico pode durar uma semana. A capacidade de armazenamento do aparelho é de 244 megabytes, o suficiente para gravar um mês de jornais e mais 30 livros.

Bruynseels destaca também a economia em papel. Um diário como The New York Times ou The Wall Street Journal chegar a gastar 200 mil toneladas de papel para impressão por ano.

Usando um marcador especial, os leitores já podem marcar trechos de texto na tela e, ao tocar um anúncio, a site do anunciante se abrirá automaticamente.

O jornal estuda variar os anúncios publicados ao longo do dia. Além disso, a E Ink, empresa que desenvolveu a tecnologia das microcápsulas, estuda como fabricar uma tela colorida para o papel eletrônico.

1 Comments:

  • At 11:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Amiable fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.

     

Postar um comentário

<< Home