Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

7.12.05

Prêmio Internacional de Jornalismo

O programa “OS 60 ANOS DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS”, veiculado pela Rádio Senado no dia 26 de junho deste ano, data em que se comera o aniversário da Carta de São Francisco, recebeu a Joint Silver Medal (Medalha de Prata) do prêmio de jornalismo Ricardo Ortega Memorial Prize for Broadcast Journalism, da Associação de Jornalistas Correspondentes das Nações Unidas - UNCA. Trata-se da Décima Premiação Anual da Associação.

A premiação foi anunciada no dia 2 de dezembro, durante cerimônia à qual esteve presente o Secretário-Geral Kofi Annan. O prêmio, no valor de mil dólares, foi dividido entre a jornalista da Rádio Senado Nara Ferreira e o jornalista Rory O´Connor , da Globalvision, New York, pelo programa Malaria: It´s simply unacceptable,. A Gold Medal (Medalha de Ouro) ficou com os jornalistas Ishbel Matheson e Dan McMillan, da BBC Radio 4 e World Service pela cobertura em Darfur.

Rádio Senado

O programa premiado da Rádio Senado marcou o aniversário de 60 anos da Carta de São Francisco, que originou a Carta das Nações Unidas. Em 37 minutos, o programa rememora a história da ONU e traz para reflexão os maiores desafios à frente do organismo internacional. Apresenta trechos de depoimentos do então representante da ONU no Brasil, Carlos Lopes; do assessor especial da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Jeffrey Sachs; do sub-chefe da Divisão das Nações Unidas no Itamaraty Conselheiro Aquiles Zaluar; do embaixador da Inglaterra, Peter Collecot; do embaixador da França, Jean de Gliniasty; do embaixador da Alemanha, Friedrich Von Kunow; e ainda dos senadores Marco Maciel, Cristovam Buarque e Arthur Virgílio. Também há sonoras dos professores e consultores do Senado Federal, Estevão de Resende Martins e Antônio José Barbosa; e do diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, José Flávio Sombra Saraiva.

Nara Ferreira entrou para o quadro de jornalistas do Senado Federal em março de 1989, aprovada em concurso público no ano anterior. Formada em Comunicação pela Universidade de Brasília (1986), tem curso de Especialização em Relações Internacionais concluído em 2004. Trabalhou como jornalista na Radiobrás, Correio Braziliense e na Voz da América (Washington, USA). Foi assessora de imprensa na Embaixada dos EUA em Brasília. Este é o segundo prêmio internacional da jornalista. O primeiro foi o documentário Women in the 90´s - Violence - em 1991, concedido pela American Women in Radio and Television - AWRT (1990 - New York).



UNCA

Os prêmios 2005 de jornalismo da UNCA, no total de 10 mil dólares, são distribuídos em 3 categorias: jornalismo impresso, radiodifusão (rádio e TV) e reportagem sobre assuntos humanitários e de desenvolvimento.

Os vencedores nas outras categorias em 2005 foram:

Jornalismo Impresso: Elizabeth Neuffer Memorial Prize for Print Jornalism. Gold Medal: Mohamad Bazzi, Newsday, New York, USA, pela matéria The UN and the Iraqi Election e Dafna Linzer, Washington Post, Washington, USA, pela cobertura da crise entre Estados Unidos e Iran envolvendo a crise na Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

Reportagem sobre Assuntos Humanitários e de Desenvolvimento: Gold Medal: Supara Janchitfah, Bagkok Post, Thailandia, pela matéria As Nações Unidas e os Direitos Humanos na Thailandia e Roberta Jansen, de O Globo, Brasil, pela matéria AIDS na África. Também receberam o prêmio Ranan Lurie de Cartoon Político: Geraldo Mayer Hofer da Áustria (primeiro lugar); David Pope (Austrália), segundo lugar; e Osamni Simanca (Brasil).

A Associação de Correspondentes das Nações Unidas foi fundada em 1948 como um clube de imprensa da ONU. A premiação anual da UNCA foi criada em 1995, como uma competição global, a fim de encorajar coberturas aprofundadas sobre as Nações Unidas e suas atividades. Durante toda a década desde a criação do prêmio, a UNCA já homenageou jornalistas de todos os continentes, trabalhando em todos os veículos de media e em línguas diversas. Em 2003, a UNCA instituiu o “Prêmio Sérgio Vieira de Melo - Cidadão do Mundo”, em homenagem ao Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU, morto em Baghdad. O prêmio “Cidadão do Mundo - 2005” (Citizen of the World) foi entregue ao Sir Brian Urquhart, um dos pioneiros da ONU, ex-Vice-Secretário-Geral e veterano em operações de paz.



A UNCA renomeou dois de seus prêmios de jornalismo em homenagem a colegas de profissão: Elizabeth Neuffer, que morreu na cobertura da guerra no Iraque, e Ricardo Ortega, morto no Haiti. Para mais informações sobre o prêmio da ONU ver: www.unca.com