Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

10.12.05

Prêmio Direitos Humanos 2005

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República do Brasil, dirigida pelo Ministro Mário Mamede, realizará na próxima terça-feira, 12 de dezembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2005. O evento será realizado, às 14h30, no Salão Negro do Palácio da Justiça Raymundo Faoro, em Brasília.



Os doze agraciados da edição deste ano (com as motivações da condecoração declaradas pela SEDH, na categoria Personalidades) são:



Categoria Organizações-Não-Governamentais



CUFA - Central Única das Favelas



IMDH – Instituto Migrações e Direitos Humanos



FDPI – Fórum de Defesa dos Povos Indígenas



DIVAS – Instituto em Defesa da Diversidade Afetivo Sexual



Categoria Instituições



Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (CDH-UFPB)



Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Alagoas



Prefeitura Municipal de Iconha - Espírito Santo



Conselho Federal de Psicologia



Personalidades


Mãe Hilda Jitolu



Liderança de um dos terreiros mais tradicionais da cidade de Salvador, Mãe Hilda Jitolu é um símbolo de resistência das religiões de matriz africana, que têm sofrido agressões vitais nos últimos anos no Brasil. É sobre sua guarda que a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, fundada em 1974, promove diversos trabalhos no Curuzu, e em outras regiões marginais da capital baiana. Com a auto-estima profundamente abalada, é fundamental que uma das mais importantes mães-de-santo do país, reconhecida pelo movimento negro, possa ser homenageada.



Mateus Afonso Medeiros (post-mortem)



Mateus, atuante advogado na militância de direitos humanos, morreu precocemente em janeiro deste ano aos 29 anos. Vítima da violência do trânsito de Brasília, Mateus deixou uma inesquecível atuação na Comissão de Direitos Humanos.

Além de sólido conhecimento legislativo, efetuou trabalhos no campo, entre outros a Caravana da Defesa dos Direitos Indígenas que cobriu todo o País.

Em função de sua atuação junto aos movimentos sociais, recebeu homenagem em agosto, no último Encontro Nacional dos Direitos Humanos. Porém, receber o reconhecimento do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos 2005, será um estímulo a viúva, aos seus familiares e a todos aqueles que vivenciaram o seu trabalho.



Padre Saverio Paolillo



Padre Saverio Paolillo, conhecido como Padre Xavier, Coordenador do AICA, Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente no município da Serra, no Espírito Santo, está ameaçado de morte em função do trabalho que desenvolve de resgate para a cidadania de jovens em conflito com a lei. Foi corajoso depoente à Relatora da ONU para execuções sumárias, Dra.Asma Jahangir, denunciando os agentes do aparato do Estado envolvidos no extermínio de adolescentes, bem como dos maus tratos existentes nas unidades de atendimento.



Eunice Damasceno



Pioneira no Nordeste do movimento de atenção as pessoas com deficiência, dedicando a elas toda a sua vida. Tem uma grande e reconhecida história de lutas pelo direito das pessoas com deficiência. Foi fundadora de diversas APAES e Pestalozzis no Nordeste.



Glória Perez



Está criando por meio da sua dramaturgia maior visibilidade e uma consciência social que antes não existia. Os seus trabalhos televisivos sempre enfocam problemas sociais e de Direitos Humanos que muitas vezes são transgredidos em relação ao cidadão brasileiro.



Cada organização-não-governamental, instituição e personalidade agraciada receberá o Prêmio das mãos de outras figuras destacadas na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil.

Entre estas últimas, participará da cerimônia de entrega um representante da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN) e da DHnet - Rede Direitos Humanos e Cultura, o portal que possui o maior e mais completo acervo de dados e informações sobre Direitos Humanos em língua portuguesa.