Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

9.12.05

Campanha Mundial Anticorrupção

"Corrupção: você pode detê-la". Esse é slogan da campanha mundial do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) para o Dia Internacional Contra a Corrupção, anunciada pelo representante do UNDOC para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia.

A campanha foi lançada oficialmente durante solenidade na Controladoria Geral da União (CGU), que é parceira do UNODC em projetos anticorrupção no Brasil. O Dia Internacional Contra a Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção da ONU contra a Corrupção, ocorrida no dia 09 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida. O Brasil é signatário da Convenção e ratificou o texto do documento em junho deste ano.

O principal objetivo da campanha é conscientizar a opinião pública sobre o fato de que a corrupção não se restringe apenas ao grande escândalo político-financeiro. Ela é um fenômeno presente no dia-a-dia dos cidadãos, que devem ter a responsabilidade e a iniciativa de enfrentar e combater esse problema.

Caixa 2 - Para reforçar o slogan, foi feito um cartaz e uma série de spots de rádio. O cartaz traz várias expressões em diferentes idiomas que denotam algum tipo de comportamento corrupto. Como por exemplo: "uma mão lava a outra" (da Itália); ou "sem gasolina o carro não anda" (da Rússia).

A realidade brasileira contribui para o cartaz da campanha com a expressão "Caixa 2", que é um dos temas da campanha. Para o UNODC, "Caixa 2" não é apenas o dinheiro sujo para financiamento ilícito de campanhas políticas, mas também toda e qualquer evasão fiscal e tributária que está presente quando se negocia a prestação de serviços sem recibo, ou a compra de produtos sem nota fiscal. Ou seja, envolve o cidadão comum, profissionais liberais e empresários. Sendo assim, a mensagem do cartaz não poderia ser outra: " Corrupção: Um crime em todas as línguas".

Cópias do cartaz foram distribuídos durante a solenidade na CGU, e todo o material da campanha do UNODC para o Dia Internacional Contra a Corrupção está disponível:

no website www.unodc.org.br