Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

4.12.05

Aquecimento da Terra


A preocupação com o aquecimento global – o aumento da temperatura terrestre – volta a ganhar destaque com a realização da 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que começou em 28 de novembro no Canadá e vai até sexta-feira.

Entre as possíveis causas do aumento da temperatura da Terra, ainda em estudo, é apontado o uso de combustíveis fósseis e outros processos industriais, que levam à acumulação na atmosfera de gases que intensificam o chamado efeito estufa.

Esse efeito, um processo natural, é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. Cerca de 35% da radiação solar que o planeta recebe é refletida e volta para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra, de forma semelhante à retenção de calor em uma estufa.

Isto se deve principalmente aos raios infravermelhos de gases como dióxido de carbono (gás carbônico ou CO2), metano, óxidos de azoto e ozônio, presentes na atmosfera, que retêm a radiação na Terra. Sem essa retenção, o planeta seria frio demais (aproximadamente –18ºC) e inviabilizaria várias formas de vida em sua superfície.

A emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa, sobretudo como conseqüência de atividades humanas, no entanto, tem sido excessiva e isso pode estar causando o aquecimento global.