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14.11.05

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o empenho de professores brasileiros que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, anuncia os nomes dos professores ganhadores desta edição. O prêmio, fruto da união de duas importantes e tradicionais premiações do Brasil, o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, da Fundação Bunge, e o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, da Fundação Orsa, é realizado em parceria com o Ministério da Educação.

Os vinte trabalhos premiados deste ano – 10 da educação infantil e 10 do ensino fundamental - foram escolhidos por uma Comissão Julgadora Nacional, formada por

integrantes do Ministério da Educação e especialistas na área da educação.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 23 de novembro, no Ministério da Educação, em Brasília, às 10h00. A cerimônia contará com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad. Os vencedores receberão R$ 5.000,00, diploma, troféu idealizado pela artista plástica Maria Bonomi, além de viagem à Brasília.



Troca de experiências

No dia 22 de novembro, a Fundação Bunge e a Fundação Orsa, juntamente com o Ministério da Educação, promoverão o 1º Seminário Professores do Brasil, das 8h30 às 18h30, no Kubitschek Plaza Hotel – SHN, Quadra 02, Bloco “E”. O evento visa permitir a troca de experiências entre os educadores premiados e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do MEC: 0800.616161.



Profissionais agraciadas



As profissionais agraciadas na categoria Educação Infantil são: Maria Dione da Silva Lopes, do Acre; Cláudia Beatriz Souza de Jesus, da Bahia; Lucinéia Soprani Camargo, do Espírito Santo; Maria de Jesus Gomes Almeida, de Goiás; Maria do Perpétuo Socorro Costa Pereira, do Maranhão; Mara Aparecida Manzoli Caldeiram, do Mato Grosso do Sul; Patrícia da Silva Dutra, da Paraíba; Renata dos Santos Melro, do Rio de Janeiro; Juceli Hack de Oliveira, do Rio Grande do Sul e Cristiane Lopes, de Santa Catarina.

Já as vencedoras na categoria Ensino Fundamental são: Jaqueline Maria de Souza Dias, do Amazonas; Evanir de Oliveira Pinheiro, do Rio Grande do Norte; Ana Lúcia Machado, de Santa Catarina; Regina Maria Schein dos Santos, do Rio Grande do Sul; Maria Rita Lorêdo, de Minas Gerais; Valmária Martins da Silva, do Distrito Federal; Cristina Pires Dias Lins, do Mato Grosso do Sul; Paula de Fátima Cavagnari, do Paraná; Eliana Francisca dos Santos Garcia e Luciane Rosário Sampaio Frizzera, do Espírito Santo.



Sobre os Projetos premiados



Ensino Fundamental


Projeto: Camisas para ler e aprender

Professora: Jaqueline Maria de Souza Dias – AM

Projeto desenvolvido com alunos da 2ª série do ensino fundamental com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e familiarizá-los com os diferentes tipos de textos. Os textos redigidos pelos alunos foram estampados em camisetas, para serem usadas por eles no dia-a-dia.

Projeto: Para que a vida nos dê flor e frutos

Professora: Evanir de Oliveira Pinheiro – RN

Relato realizado em uma instituição municipal, de zona urbana do Rio Grande do Norte, com crianças de 8 e 9 anos. A experiência teve origem da necessidade de cuidar, preservar, respeitar e valorizar as riquezas naturais e culturais da região.


Projeto: Cidadania Infância e a estética do olhar

Professora: Ana Lúcia Machado – SC

Projeto realizado na zona urbana de Santa Catarina de 2004 a 2005, com estudantes de 3ª e 4ª séries, tendo como foco a exploração da linguagem cinematográfica. As crianças elaboraram conhecimentos éticos, estéticos, técnicos, culturais e artísticos.


Projeto: O mundo dos brinquedos e os brinquedos do mundo

Professora: Regina Maria Schein dos Santos – RS

O projeto objetivou despertar o senso crítico dos alunos e a vontade de buscar conhecimentos por meio da observação e reflexão. Para isso, utilizou-se brinquedos que atraíssem a atenção, como o pião e a pipa. A professa e os alunos estudaram a história dos brinquedos, as maneiras de brincar e as possíveis jogadas.

Projeto: Das formas às fórmulas. Arte e Geometria num contexto interdisciplinar

Professora: Maria Rita Lorêdo – MG

Em uma escola municipal com crianças de 8 a 13 anos, em sala multisseriada, foi realizado trabalho interdisciplinar, a partir da educação artística e os conhecimentos matemáticos, focando a percepção do estético, a lógica e as habilidades de linguagem e de comunicação.





Projeto: Negro que te quero SER Negro

Professor: Valmária Martins da Silva – DF

Projeto realizado em uma escola, com crianças de 6 a 8 anos, que foi adotado como projeto político pedagógico. Teve como objetivo principal resgatar a memória, a história e os valores culturais, artísticos e religiosos da população negra.


Projeto: Intercâmbio cultural: Indígenas e não indígenas respeitando as diferenças, repudiando as injustiças e discriminações

Professora: Cristina Pires Dias Lins – MS

A experiência ocorreu em uma escola municipal de periferia, em Mato Grosso do Sul. A professora identificou preconceitos das crianças em relação aos indígenas, o que desencadeou uma proposta pedagógica que envolveu conhecimento mútuo e valorização da multiculturalidade.

Projeto: O Doce Gostinho de Aprender através do rótulo e embalagens de bala

Professora: Paula de Fátima Cavagnari – PR

O projeto teve como objetivo despertar o interesse e o raciocínio dos alunos. Para isso, a professora utilizou balas de vários sabores, cores, marcas e regiões e suas embalagens para criar brincadeiras e atividades, como por exemplo, os alunos eram estimulados a fazer associações de palavras que começassem com a mesma letra da marca da bala.

Projeto: Horticultura e Meio Ambiente vivendo e aprendendo

Professora: Eliana Francisca dos Santos Garcia – ES

Desenvolvido com alunos da 4ª série do ensino fundamental, com o objetivo de mostrar as vantagens de cultivar horta em casa, como melhorar a alimentação familiar e ajudar a comunidade e as crianças com problemas alimentares. Para isso, a professora implantou dentro da escola um projeto de cultivo de hortas e as verduras e legumes foram utilizados para incrementar a merenda escolar.


Projeto: Desembalando o lixo do bairro Jardim Carapina

Professora: Luciane Rosário Sampaio Frizzera – ES

O projeto foi desenvolvido com alunos da 4ª série com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre as importâncias da reciclagem e proteção do meio ambiente.



Educação Infantil


Projeto: Educação no Trânsito

Professora: Maria Dione da Silva Lopes – AC

O projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Infantil Raimundo Quirino Nobre, localizada no município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, com crianças de 4 a 6 anos. A escola atende à população de baixa renda, composta de empregados domésticos e desempregados, com pouca escolaridade.


Professora: Cláudia Beatriz Souza de Jesus – BA

Projeto: Prática leitora através do brinquedo: 1, 2, 3 "lereuei" do pião ap "bey blade"
O projeto foi realizado com crianças da Educação Infantil, na Escola Municipal de Nova Esperança - Prof. Arx Tourinho, situada na periferia de Salvador.

Projeto: Pequenos Aprendizes: "pintando o sete". A arte que ousamos mostrar

Professora: Lucinéia Soprani Camargo – ES

O projeto foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI "Zélia Vianna de Aguiar", situado em Vitória, Espírito Santo. A clientela do centro é formada por famílias cuja situação social é heterogênea, as crianças são filhas e filhos de trabalhadores domésticos, funcionários públicos e de empresas privadas.

Projeto: Descobrindo-se e movimentando-se!

Professora: Maria de Jesus Gomes Almeida – GO

O projeto "Descobrindo-se e movimentando-se" foi desenvolvido com crianças de 4 a 6 anos, na Escola Municipal Nilza Aires Soares, localizada na Vila Teotônio Vilela, município de Catalão, Goiás. O trabalho ineterdisciplinar visou desenvolver nas crianças maior controle psicomotor, para isso a professora utilizou brincadeiras e atividades de psicomotricidade envolvendo conhecimento do espaço físico no qual as crianças interagem e interferem. O projeto ainda está em andamento.


Projeto: Pregoeiros: conhecendo um pouco dessa história

Professora: Maria do Perpétuo Socorro Costa Pereira – MA

O projeto foi desenvolvido com 25 crianças, de 6 anos, do 3º período do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, em Mato Grosso. É uma instituição da rede municipal de ensino situada em bairro periférico da cidade de São Luís do Maranhão, com gestão democrática e formação continuada de professores.

Projeto: Fazendo arte pra contar a história

Professora: Mara Aparecida Manzoli Caldeira – MS

O Centro de Recreação Infantil - CREI foi criado com o objetivo de atender às 92 crianças, filhos de funcionários do T.J. do Município de Taveirópolis, em Mato Grosso do Sul. O projeto premiado foi desenvolvido com crianças de 4 a 6 anos, para estimular a criatividade, o gosto pela pesquisa, trabalhando com técnicas artísticas e um pouco da história de Campo Grande. Para isso, a professora utilizou-se de aulas-passeio pelos pontos históricos da cidade, entrevistando parentes de artistas da cidade e envolvendo a comunidade.


Projeto: Construindo Identidades

Professora: Patrícia da Silva Dutra – PB

O projeto "Construindo Identidades" foi realizado na Creche Santa Catarina, localizada no município de Cabedelo, no Estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido com crianças de maternal, de1 a 3 anos. A comunidade local possui baixa escolaridade e vive da pesca e do comércio informal.

Projeto: Arte Naif e outras Artes na Educação Infantil

Professora: Renata dos Santos Melro – RJ

A Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa está situada no Município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Nessa instituição foi desenvolvido o projeto "Arte Naïf e outras artes na Educação Infantil" com crianças de 4 a 6 anos de idade. O bairro Barreto é residencial, contando com comércio e atividades de prestação de serviços e atividades de lazer no horto municipal, escola de samba e dois clubes. O trabalho é resultado da reformulação pedagógica da escola, que tem como um dos eixos principais a relação da escola com a arte e a cultura. O projeto oportunizou uma imersão no universo da arte Naïf por meio da pesquisa sobre a vida de diversos artistas populares, para que a comunidade escolar pudesse se ver como produtora e apreciadora de cultura.


Projeto: A Mãe África e seus Filhos Brasileiros: Resgatando a Cultura Afro-Brasileira no Jardim Nível 6

Professor: Juceli Hack de Oliveira – RS

O projeto foi desenvolvido no EMEF Vereador Arnaldo Reinhardt, localizado em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com crianças de 4 a 6 anos. A comunidade é formada por operários da indústria calçadista, com baixa escolaridade e situação socioeconômica de carência. Motivada por conflitos entre duas crianças, sendo uma delas negra, a professora iniciou um trabalho em que o diálogo sobre as diferenças seria retomado em várias outras situações surgidas.

Projeto: É Música no Ar...

Professora: Cristiane Lopes – SC

A experiência foi realizada no Centro de Educação Infantil Bem-te-vi, em Florianópolis, com crianças de 3 a 4 anos, situada em comunidade de recursos médios. O projeto surgiu pela observação da professora sobre o interesse das crianças em cantar, dançar e ouvir CDs.