Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

10.11.05

FESTCINE GOIÂNIA ENCERRA HOJE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO

Hoje, dia 10 de novembro, chega ao final o FestCine Goiânia, primeiro festival de cinema brasileiro da cidade, que contou com a participação do público e de personalidades e profissionais do meio cinematográfico.



Na noite dessa quinta-feira o festival divulgará os filmes vencedores das diversas mostras competitivas, escolhidos pelo júri formado por Rubens Ewald Filho, André Klotzel, Aluísio Abranches, Toni Venturi e Wladimir Carvalho, que escolherão os títulos contemplados com o total de R$ 168 mil em prêmios, oferecidos pela Prefeitura de Goiânia, por intermédio da SECULT - Secretaria Municipal da Cultura de Goiânia.



Estima-se que tenha participado das diversas atividades do festival, até o final do dia, quando encerram-se as atividades gratuitas, mais de 10 mil pessoas, que tiveram acesso aos filmes, palestras, oficinas, mesas redondas e lançamentos de livros, realizados entre os dias 4 e 10 de novembro.



Com orçamento de ordem de 1,2 milhões, o festival destinou parte do dinheiro ao incentivo da produção local, lançando o primeiro edital de curtas da SECULT, que selecionou 5 roteiros de ficção e documentário. Cada um dos roteiros recebeu R$ 30 mil para a realização das obras que foram apresentadas durante a programação do FestCine Goiânia.



Circularam pela cidade mais de 70 profissionais do meio cinematográfico nacional, incluindo personalidades como Paulo Betti, Eliane Lage, Neusa Borges, José Dumont, Débora Duboc, Rubens Ewald Filho, Wladimir Carvalho, João Batista de Andrade, Nichola Siri, Leandro Firmino, Marcélia Cartaxo, Guilherme Vieira, Cleslay Delfino, Stephan Nercessian e muitos outros.



O festival também demonstrou sua contribuição para a formação de platéias para o cinema brasileiro, através do oferecimento de ingressos grátis para todas as sessões, e da parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que proporcionou aos alunos de escolas públicas da periferia de Goiânia o acesso ao Festivalzinho. As crianças lotaram todas as sessões do filmes infantis e, em algumas delas, tiveram contato com os artistas presentes em várias exibições da categoria.



No seu último dia, o festival não deixa de ser menos interessante. Está programada uma sessão em homenagem ao cineasta radicado em Brasília, Geraldo Moraes, em que será exibido seu primeiro longa, A DIFÍCIL VIAGEM. Também continuam as sessões do Festivalzinho e reprises da mostra competitiva de ontem, dia 9.



Às 20h30 acontece a solenidade de encerramento, com a cerimônia de premiação, dessa vez para convidados, que conhecerão os vencedores do troféu Goiânia, obra do artista plástico Siron Franco. As atrizes Eliane Lage e Dira Paes, a produtora Assunção Hernandes, o cineasta Geraldo Moraes e o ator Raul Cortez, embora Raul não possa comparecer à cerimônia, serão os homenageados do 1º FestCine Goiânia.



Os filmes vencedores serão divulgados à imprensa ainda na noite de hoje.







Informações para a imprensa nacional:

Renata Lima - F&M Assessoria de Imprensa
lima.santos@uol.com.br

1 Comments:

  • At 5:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    The XForms Flickrbar and Flickr-strips
    In my last post I showed a few screenshots of a browser toolbar that allows you to search Flickr.
    Find out how to buy and sell anything, like things related to road construction of pa on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like road construction of pa!

     

Postar um comentário

<< Home