Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

30.11.05

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

PROGRAMA DA ONU PARA AIDS E GRUPO BRASIL TELECOM PROMOVEM AÇÕES DE PREVENÇÃO EM SITES DA INTERNET



Mensagens de prevenção à aids e informações essenciais sobre a epidemia começam a circular dia 1º de dezembro, em sites de paquera e salas de papo da internet. A iniciativa – inédita no país – é do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids – UNAIDS e do Grupo Brasil Telecom – detentor dos sites IG, BrTurbo e Ibest, que estão entre os mais visitados do país.

“Verificamos que, apesar de extremamente populares, principalmente entre adolescentes e jovens, esses sites de paquera e essas salas de bate-papo não traziam mensagens de prevenção ao HIV e à aids”, destaca Marie-Pierre Poirier, presidente do Grupo Temático do UNAIDS e representante do UNICEF no Brasil. “Seria excelente se outros sites tivessem a mesma iniciativa. A internet é um instrumento fundamental para se transmitir informação sobre HIV/aids e promover a prevenção”, completa.

Maior site de uso gratuito no Brasil, o IG dedica várias páginas e links ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, todas elas repletas de informações essenciais sobre HIV e aids, sempre numa linguagem acessível à maioria dos usuários da internet, sobretudo jovens.

A idéia é que as mensagens de prevenção que começam a circular hoje nos sites da empresa sejam substituídas periodicamente. As informações sobre HIV e aids também têm caráter permanente, com links para outros sites relacionados com o mesmo tema. Além de textos, as páginas exibem ilustrações e “banners”, que poderão ser copiados para blogs e sites pessoais.

A iniciativa, segundo o UNAIDS e a Brasil Telecom, representa a perspectiva de ampla parceria que as duas instituições pretendem estabelecer com o fim de promover e reforçar a prevenção ao HIV/aids e ao uso indevido de drogas junto aos funcionários, seus familiares e amigos, assim como aos parceiros e fornecedores da empresa. O poder de multiplicação da informação é incalculável, acreditam os idealizadores.

“Um dos objetivos das Nações Unidas é apoiar a resposta brasileira à epidemia de aids. Por isso, vemos como extremamente positivo o interesse de uma empresa em buscar apoio do UNAIDS para desenvolver sua política de prevenção, sempre de acordo com as orientações gerais do próprio programa de aids do Governo brasileiro e com as diretrizes básicas da ONU”, ressalta Marie-Pierre Poirier.

Para conhecer as mensagens e informações de prevenção: www.ig.com.br (IG Cidadania e IGirl)e www.brturbo.com.br. Em breve, também em www.ibest.com.br .