Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

3.10.05

XVI Congresso Brasileiro de Economistas

Profissionais de todo o Brasil participam, de 4 a 7 de outubro, do XVI Congresso Brasileiro de Economistas, evento que ocorre pela primeira vez em Florianópolis (SC).


Promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), o encontro vai abordar o tema "Políticas Públicas e Desenvolvimento: A Armadilha do Endividamento Interno e Externo". Durante a solenidade de abertura, o professor João Paulo de Almeida Magalhães, do Rio de Janeiro, receberá o Prêmio Personalidade Econômica do Ano. Em seguida, o ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, fará a palestra de abertura do encontro.



Segundo o presidente do Corecon de Santa Catarina, Pedro Moreira Filho, o tema definido para abrir o congresso, escolhido há um ano, está ainda mais atual. “O Brasil é um país que depende de políticas públicas para se desenvolver. E, infelizmente, elas são poucas, principalmente porque o Governo concentra suas atenções na gestão das dívidas”, comenta. “Os economistas podem e devem ajudar a definir as novas políticas que podem resultar em crescimento da economia e estímulo à geração de emprego e renda”.



Além de Carlos Lessa, o XVI Congresso Brasileiro de Economistas terá entre seus palestrantes o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e Paulo Nogueira Batista Júnior, da Fundação Getúlio Vargas.



Durante os quatro dias do Congresso, os participantes debaterão temas como a reforma tributária, o papel das instituições na democracia e as perspectivas de crescimento do País. Os congressistas também poderão participar de cursos sobre Parcerias Público Privadas (PPPs), Planos Diretores Municipais, Economia do 3º Setor ou Clubes de Investimento.

No âmbito acadêmico, estão previstos painéis sobre as mudanças propostas pelo MEC na grade curricular dos cursos de economia. A expectativa dos organizadores é de que o encontro reúna mil economistas.



O Corecon-SP estará presente com seus conselheiros, coordenados pelo presidente da entidade, prof. Heron do Carmo, à disposição da imprensa.



Serviço

XVI Congresso Brasileiro de Economistas

4 a 7 de outubro de 2005

Onde – Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/SC)