Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

5.10.05

MONGES BUDISTAS DE GANDEN SHARTSE






Com o intuito de apresentar ao público brasileiro a arte e a cultura do Tibete por meio de práticas sagradas do budismo, o Istituto Europeo di Design realiza, entre 03 e 22 de outubro, um evento com os Monges Budistas de Ganden Shartse - com palestra e workshop para construção de Mandala.

O encontro aponta para a possibilidade de se viver num mundo violento e conturbado com equilíbrio, sabedoria, amor, compaixão e paz de espírito, além de promover o intercâmbio cultural.

A Universidade Monástica de Ganden Shartse fundada, em 1409, por Lama Tsong Khapa, é uma das mais antigas e respeitadas sedes de estudos superiores do budismo tibetano.

Após a invasão do Tibet pela China, em 1959, o monastério foi totalmente destruído, tendo sido mais tarde reconstruído no sul Índia pelos refugiados tibetanos no exílio.

Os monges Veneráveis Gueshe Tenzin Dorje, Gueshe Konchog Guialtsen, Tenpa Chophel e Lobsang Chodrag estarão no Brasil para compartilhar a seus conhecimentos por meio da seguinte programação:

De 03 a 08/10 - Construção do Mandala do Incremento ou Prosperidade na Praça IED. Evento aberto à visitação do público externo.

08/10 - Ao término da construção, cerimônia de consagração do Mandala e de harmonização e prosperidade.

17, 19 e 21/10 - das 19h30 às 22h - Oficina de construção do Mandala, com vagas limitadas (25 participantes), no valor de R$ 50.

A mandala construída na Praça IED ficará em exposição aberta ao público durante todo o período do evento, de 03 a 22 de outubro.

22/10 - Cerimônia de Desmanche. Os Monges realizam o canto das 21 TARAS e desmancham o Mandala.

ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN
Rua Maranhão, 617 - São Paulo - (11) 3825-2397 - de 03 a 22 de outubro.