Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

17.10.05

LITERATURA LATINO-AMERICANA

De 18 a 21 de outubro, sempre às 18h30, o CCBB Rio reúne, no seminário A Literatura Latino-Americana do Século XXI, escritores e críticos literários do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Cuba para debaterem a prosa dos anos 90 e 2000 - a nova dicção literária que, em português ou espanhol, fala de uma mesma América Latina.


O vigor desta literatura e da crítica, nem tão conhecida entre os países latino-americanos, tem neste evento o palco para apresentar e discutir a nova e a novíssima prosa do início do século XXI, que nada tem de excêntrica. Ela trata de uma América Latina global, diversa, conturbada, desordenada, urbana, sem humanos voadores, vilarejos imaginários, árvores falantes, camponeses com "sombrero".




Sérgio Sant'Anna, Santiago Nazarian e Luiz Ruffato, autores brasileiros

O ciclo de debates integra o evento multidisciplinar Por ti América, que ocupa o CCBB Rio a partir de outubro com exposição, cinema, performance e programa educativo.

O seminário gera um livro, que será lançado durante o ciclo, com escritos inéditos dos oito autores participantes e cinco textos também inéditos de críticos literários brasileiros e argentinos.


A série de quatro encontros tem curadoria de Beatriz Resende - professora da Escola de Teatro da UNIRIO, pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea | UFRJ e do CNPq, autora de Apontamentos de crítica cultural - e Paulo Roberto Pires - jornalista, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, editor da Ediouro e da Agir, autor de Do amor ausente.

A realização do ciclo de debates é do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com produção da Aeroplano Projetos e UFRJ.



Reinaldo Montero [Cuba], Efraim Medina Reyes [Colômbia] e Alberto Fuguet [Chile]


Para confrontar as possibilidades da ficção contemporânea produzida no Brasil e em outros contextos latino-americanos e debater a relação que ela tem ou não com heranças literárias regionais, estarão no CCBB Rio [programação completa em quadro abaixo]:

* Sérgio Sant'Anna [Brasil] e César Aira [Argentina]
* Reinaldo Montero [Cuba] e Luiz Ruffato [Brasil]
* Alberto Fuguet [Chile] e Santiago Nazarian [Brasil]
* Efraim Medina Reyes [Colômbia] e Joca Terron [Brasil]


Os interlocutores são Raul Antelo, Beatriz Resende, Paloma Vidal e Paulo Roberto Pires.




PROGRAMA

terça-feira, 18 de outubro, 18h30
A literatura latino-americana entra no século XXI
* César Aira [Argentina]
Romancista, dramaturgo e ensaísta, autor, dentre outros, de A trombeta de vime [Iluminuras], La liebre, Embalse, El mago, La villa, Copi.
* Sérgio Sant'Anna [Brasil]
Romancista e contista, autor de O vôo da madrugada, Um crime delicado, O monstro, A senhorita Simpson, O concerto de João Gilberto no Rio e muitos outros.
* Interlocutor: Raul Antelo [Brasil]
Professor de Literatura da Universidade de Santa Catarina, autor de Na ilha de Marapatá Algaravia, Discursos de Nação e Transgressão & modernidade, coordenador de Obra Completa de Oliverio Girondo para a coleção Archivos.

quarta-feira, 19 de outubro, 18h30
Literatura latino-americana e política
* Reinaldo Montero [Cuba]
Romancista, dramaturgo, roteirista, autor de As Afinidades [Companhia das Letras], La visita de la Infanta [Prêmio Alejo Carpentier de novela 2005], Música de cámara e vários outros.
* Luiz Ruffato [Brasil]
Escritor e jornalista, autor de História de remorsos e rancores [os sobreviventes], Eles eram muitos cavalos, Inferno provisório: Mamma, son tanto felice, vol I e O mundo inimigo, vol.II.
* Interlocutora: Beatriz Resende

quinta-feira, 20 de outubro, 18h30
O que mudou na literatura latino-americana de Macondo a McOndo?
* Alberto Fuguet [Chile]
Escritor, autor de Os filmes de minha vida [Agir], Baixo Astral [Record], Por favor, rebobinar, co-editor da coletânea McOndo.
* Santiago Nazarian [Brasil]
Romancista e contista, autor de Olívio, A morte sem nome e Feriado de mim mesmo.
* Interlocutora: Paloma Vidal
Contista, autora de A duas mãos, doutoranda em Literatura, editora da revista Grumo.


sexta-feira, 21 de outubro, 18h30
Afinal, onde está a literatura latino-americana?
* Efraim Medina Reyes [Colômbia]
Romancista, autor de Técnicas de masturbação para Batman e Robin [Planeta].
* Joca Terron [Brasil]
Romancista, contista e designer gráfico, autor de Não há nada lá, Hotel Hell, A curva do rio sujo.
* Interlocutores: Beatriz Resende e Paulo Roberto Pires





A Literatura Latino-Americana do Século XXI tem entrada franca, mediante retirada de senha, no CCBB, meia hora antes do início de cada debate.



Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março 66
Auditório do 4o. andar