Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

20.7.05

O que há em comum entre Picasso e Einstein?

Os paralelos entre Einstein e Picasso, dois gênios do século 20, são analisados pelo pesquisador do British College de Londres, Arthur I. Miller, em evento promovido pelo Instituto de Física Teórica da UNESP, Editora da UNESP, British Council e Livraria Cultura (Shopping Villa-Lobos), que acontece na próxima segunda-feira, 25 de julho, em São Paulo.

O cientista mais importante do século XX, Albert Einstein, e seu mais importante artista, Pablo Picasso, atravessaram seus maiores períodos de criatividade praticamente ao mesmo tempo e em circunstâncias notavelmente similares. O físico e historiador da ciência inglês Arthur I. Miller irá discutir neste encontro como ambos realizaram seus maiores momentos de ruptura: a Teoria da relatividade de Einstein, em 1905 e o quadro As demoiselles d‘Avignon, de Picasso, em 1907.

Quando produziram esses surpreendentes trabalhos, Einstein e Picasso não eram ainda as figuras notáveis que mais tarde tornaram-se tão familiares; eles estavam na faixa dos vinte anos, eram desconhecidos, pouco valorizados, pobres, e propensos a meter-se em confusões – sua beleza pessoal e criativa causava uma certa devastação.

Este será o cerne da discussão deste encontro, que será mediado pelo editor executivo da Editora UNESP, Jézio Gutierre, mestre e doutor em Filosofia pela University of Cambridge e pela Unicamp. A palestra será em inglês, com tradução simultânea. Não é preciso reservar lugares e a entrada é gratuita.

Quem é Arthur I. Miller
O Professor Arthur I. Miller obteve sua graduação em Física no City College de Nova York e seu doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Lecionou e escreveu extensamente sobre a História e Filosofia da Ciência e Tecnologia dos séculos XIX e XX, ciência cognitiva, criatividade científica e a relação entre ciência e arte.

Membro da American Physical Society, Membro Correspondente da Académie Internationale d’Histoire des Sciences e membro da International Academy of the History of Science. Atualmente leciona no University College de Londres.

Foi editor associado do American Journal of Physics e recebeu bolsas e apoios da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, American Philosophical Society, American Council of Learned Societies, National Endowment for the Humanities, National Science Foundation, Centre National de la Recherche Scientifique e da Fritz Thyssen Stiftung.

Entre suas atividades acadêmicas e administrativas, foi professor visitante da École Pratique des Hautes Études, Paris; vice-presidente e posteriormente presidente da American Physical Society (1983-1985). É atualmente diretor da International History of Physics School no Ettore Majorana Centre for Scientific Culture, em Erice, Sicília.


Tema: Picasso e Einstein - um paralelo entre a arte e a física
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP
Quando: Segunda-feira, dia 25 de julho às 19h30
Entrada gratuita