Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

9.7.05

Fórum debaterá políticas culturais da América Latina

Estratégias de Integração Cultural da América Latina e o Caribe, e apoio à aprovação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, serão os temas que serão debatidos no 14º Fórum de Ministros e Encarregados de Políticas Culturais da América Latina e o Caribe, que se realizará em Caracas de 27 a 29 de setembro, com a participação de representantes de 33 países.

A temática do encontro internacional foi aprovada durante a primeira reunião preparatória da Secretaria Pro Tempore, realizada no Conselho Nacional da Cultura (Conac), onde foi feita a transferência oficial da presidência do Fórum por parte da República do Equador à República Bolivariana da Venezuela.

O ministro da Cultura, Francisco Sesto Novás, expressou seu desejo de que este evento se converta em um encontro com êxito, em que as autoridades da cultura possam dialogar e discutir com sinceridade os problemas da região, assim como da integração e das mudanças que estão acontecendo nestes países irmãos. "Vamos conseguir o fórum mais autêntico, sensível, profundo e útil", enfatizou.

Entre outros pontos da agenda foi apresentado o portal de Cultura da América Latina e do Caribe (www.lacult.org). Também foi aprovada a inclusão da discussão do fortalecimento desta reunião internacional, acrescentar a um representante da Unesco como membro do fórum e foi definida a lista dos convidados especiais.

Da reunião preparatória participaram o vice-ministro de Cultura para o Desenvolvimento Humano, Héctor Soto, a presidente do Conac, Silvia Díaz Alvarado, o diretor de Relações Internacionais deste organismo, Alberto Murillo e delegados do Equador, República Dominicana, Cuba e o Escritório Regional de Cultura para América Latina e o Caribe da Unesco.