Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

4.6.05

Tecnologia Social

Mariana Hansen

As inscrições para o 3º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2005 já estão abertas e vão até 30 de junho. Esta edição conta com a parceria da Petrobras e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O montante de R$ 50 mil será entregue às oito tecnologias sociais premiadas: cinco de instituições sem fins lucrativos, uma de empresas, além de dois prêmios especiais para melhor tecnologia voltada aos direitos da criança e do adolescente e outra para gestão de recursos hídricos.

O prêmio pretende ser, na verdade, um instrumento de estímulo, apoio, difusão e reaplicação de tecnologias que apresentem respostas efetivas e inovadoras nas áreas de alimentação, educação, recursos hídricos, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente. O seu objetivo é identificar, certificar, selecionar, premiar e promover as tecnologias sociais voltadas para comunidades que vivam em situação de risco ou exclusão social.

Podem participar instituições legalmente constituídas no país, de direito público ou privado, sem ou com fins lucrativos, desde que desenvolvam soluções efetivas de transformação social. Só poderão se candidatar à premisação tecnologias já aplicadas, com resultados comprovados e que não tenham fins comerciais.Concorrentes de edições anteriores também podem se inscrever, desde que não tenham sido finalistas ou recebido apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil em nenhuma de suas etapas.

Para esta edição, segundo o assessor da diretoria de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, Rogério Miziara, "a expectativa é atingirmos a marca de 600 inscrições. Não há um número mínimo para certificação, mas a experiência das outras edições nos leva a crer que, no mínimo, 100 delas serão certificadas. Esperamos ter tecnologias inovadoras e efetivas para divulgarmos e reaplicarmos a partir do segundo semestre deste ano". Para ele, o prêmio tem demonstrado um grande progresso desde a primeira edição, e o número de inscrições, segundo o assessor, já comprova a confiança que as instituições têm no processo desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil.

A seleção das tecnologias acontecerá em três etapas. A primeira é a de certificação, da qual todas as tecnologias inscritas participam. Aquelas que forem certificadas passam a compor o Banco de Tecnologias Sociais – principal ferramenta de disponibilização, disseminação e fomento à reaplicação das tecnologias cadastradas – e concorrem à premiação. A segunda é a de seleção.

Nesta etapaas tecnologias certificadas recebem pontuação correspondente ao seu mérito, efetividade e resultado alcançado. A partir daí, até 40 delas são selecionadas para fase final, sendo cerca de 35 originárias de instituições sem fins lucrativos e cinco, de empresas socialmente responsáveis. A terceira e última fase é a de julgamento, quando as finalistas serão analisadas segundo critérios como inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade. As tecnologias com maiores totais de pontos serão declaradas vencedoras.

Cada etapa terá a divulgação dos resultados de maneira específica. Na de certificação, o resultado será comunicado à instituição imediatamente após a deliberação do Comitê de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil. Na fase de seleção, a comunicação será feita logo após a conclusão dos trabalhos, por meio de instrumento específico enviado diretamente aos representantes das finalistas. A divulgação das oito tecnologias vencedoras da edição 2005, assim como a entrega dos prêmios em dinheiro, será feita durante uma cerimônia de premiação no dia 24 de novembro.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, em www.tecnologiasocial.org.br, até o dia 30 de junho. Os anexos não-eletrônicos como fotos, vídeos, matérias jornalísticas etc., deverm ser encaminhados à Fundação, identificados com o número atribuído no ato da inscrição eletrônica, para o seguinte endereço: Fundação Banco do Brasil, Prêmio Tecnologia Social, SCN, quadra 1, bloco A, Edifício Number One, 10 º andar, Cep 70711-900, Brasília (DF). Na mesma página da inscrição está disponível o regulamento desta edição do Prêmio.

"Esta terceira edição foi muito aguardada pelas instituições e já temos um grande número de pessoas cadastradas no site para enviarem suas inscrições. Hoje, estamos com 468 pessoas cadastradas e a experiência anterior nos demonstrou que este número cresce muito quando o período de inscrições chega próximo ao final", arremata Rogério.