Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

1.6.05

Empório Sebrae estimula comercialização de produtos culturais

Débora Leão


O Sebrae em Goiás promove o II Empório Sebrae – Fica de Cinema e Vídeo na Cidade de Goiás’, de 1º a 5 de junho. O evento reúne uma feira de produtos e serviços audiovisuais, duas salas de projeção para mostras de vídeos, uma sala para oficinas, debates e palestras, duas salas para reuniões de negócios, um palco para apresentações culturais, além do empório café e sala vip.

O II Empório Sebrae – Fica vai proporcionar consultorias internacionais, comercialização de produtos culturais como obras diretas, promoção de intercâmbio entre distribuidores e representantes nacionais e internacionais.
O
O superintendente do Sebrae em Goiás, Gilvane Felipe, destaca que o II Empório Sebrae - Fica de Cinema e Vídeo é mais uma das conquistas para os realizadores goianos de atividades audiovisuais. Isso porque cria oportunidades de negócios, que poderão gerar parcerias e alianças estratégicas, colaborando assim, com o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Na feira do audiovisual, entidades locais e nacionais, empresas, instituições de ensino superior e empreendedores do audiovisual, serão contemplados em 34 estandes, onde poderão realizar negócios, ofertar produtos e serviços.

Na sala Nars Chaul serão realizadas oficinas e palestras abertas ao público, com consultores nacionais e internacionais.

A programação de mostras de vídeos está dividida em duas salas de projeção. Na sala Fifi Cunha, será exibido a mostra de documentários do DOC TV Brasil I – Brasil Imaginário e programa DOC TV Goyaz. Já na sala Silvio Bragatto, serão exibidos Mostra Trash, Mostra Goiás é Bom Demais, Mostra de Anima-Goiás, Mostra Sebrae 30. Apresentações musicais movimentarão o café empório, um espaço de convivência, que oferece um palco cultural dentro do empório.

Na Mostra Paralela do DOC TV, serão projetados os 26 documentários que fizeram parte da Série Brasil Imaginário, fruto do DOC TV Brasil I. Haverá ainda uma mesa de discussão com o tema ‘DOC TV um paradigma para a produção de documentários no Brasil’, com a presença dos coordenadores nacionais do projeto DOC TV, Mário Borgneth e Paulo Alcoforado, além do jornalista Washington Novaes.

Também haverá a pré-estréia do documentário goiano vencedor do concurso DOC TV Brasil II, Santa Dica – de Guerra e Fé, do jornalista Márcio Venício Nunes, no Cine Teatro São Joaquim, dia 4 de junho, às 16h.

Participam da realização do evento o governo de Goiás, por meio das Agências de Cultura (Agepel) e Comunicação (Agecom), o Fórum de Entidades Empresariais, Associação Goiana de Cinema e Vídeo, Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV, Doc-TV Goyaz, Ministério da Cultura, TV Brasil Central e Associação Brasileira de Documentaristas.

O II Empório conta com apoio do Senac, Cinema BR em Movimento, Brasil Central Film Comission, UFG, UCG, UEG, Fasam, Unip, Faculdade Cambury, Faculdades Alfa, Faculdade Araguaia, Faculdade Ávila, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Educação, Agência Goiana de Turismo e Agência Ambiental, além das empresas Idéia Cultural, Monstro Discos, Taquinho Produções, Cara Vídeo, Mix Produções, Comtec, DOX produções, Mandra Filmes e Makro Vídeo.

programção de fôlego

Durante os cinco dias do evento, serão realizadas 152 atividades sendo, nove mostras, exibição de mais de 130 filmes de 23 estados, cinco oficinas, sete palestras, Feira de Produtos e Serviços, shows culturais, três consultores internacionais, vindos da Índia, Estados Unidos e Inglaterra.