Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

15.6.05

1 º Festcine, Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia

O 1º Festcine, Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, será lançado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dia 22 de junho, às 18h, no Paço Municipal.

Serão conferidos Prêmio João Bênnio e troféu Goiânia, no montante de 168 mil reais, para melhores longa-metragem ficção, documentário, curta goiano, vídeo universitário e prêmios estímulos.Também haverá prêmiação para cinco roteiros de curtas, com 30 mil reais cada, para serem produzidos em Goiânia e apresentados na mostra do festival.

A solenidade de lançamento será prestigiada por personalidades do circuito nacional de cinema. Entre os convidados, confirmaram presença Fernando Adolfo, diretor do Pólo de Cinema de Brasília, coordenador-geral do Festival de Cinema de Brasília e diretor do Fórum dos Festivais, o cineasta Carlos del Pino, diretor do filme "Santa Dica do Sertão ou República dos Anjos", Aluízio Abranches, diretor de "Um Copo de Cólera" e "As Três Marias", o cineasta André Klotzel , diretor de "A Marvada Carne", "Brás Cubas" e "Capitalismo Selvagem", o ator Stepan Nercessian, presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro.

Durante o evento, haverá apresentação do Troféu Goiânia criado por Siron Franco, distribuição do regulamento e da programação, além do lançamento do site e do edital de curtas que premiará os cinco roteiros de ficção.

O 1º Festcine será realizado no período de 4 à 10 de novembro de 2005 e consistirá em Mostra Competitiva de Longas 35mm ou digital, Mostra de Vídeo Universitário de Goiânia Sílvio Bragato, debates com diretores, palestras, oficinas, exposição fotográfica in-memoriam Sílvio Bragato e Festivalzinho, com grade de programação de filmes para crianças.


A Mostra Competitiva será realizada de 05 à 09 de novembro, no Cinema Lumiére, sempre às 20h30 . Serão exibidos cinco longas e dez curtas, sendo cinco pré-selecionados e cinco produzidos por meio de edital específico do 1 ºFestcine.


Os filmes que serão exibidos nas Mostras Competitivas, em 35mm ou digital, curtas goianos e os vídeos universitários serão selecionados por comissões de pré- seleção compostas por personalidades, de acordo com regulamento. As inscrições estarão abertas de 10 de julho a 10 de setembro.


Ficha técnica

A produtora executiva é Debora Tôrres e o coordenador-geral, Doracino Naves. Diretor-financeiro, Wilson Ribeiro; diretor de produção, Jorge Leal; curadoria, Gérson dos Santos; coordenador do júri, Miguel Jorge; programação visual, Hamilton Carneiro; tráfego de filmes, Álvaro Sabra.

Fazem parte da comissão consultiva: Lázaro Neves, presidente da ABD-Go, Eládio de Sá Garcia Telles, presidente da AGCV, Sandro de Oliveira, Mostra de Vídeo Universitário e Antônio da Mata, diretor do Museu de Arte de Goiânia.






Serviço:


Solenidade de lançamento, 22 de junho, às 18h

Paço Municipal (Avenida do Cerrado, 999, Parque Lozandes)

Pré-estréia do filme Cabra Cega, de Toni Venturi, no Cine Lumiére, Araguaia Shopping, às 21h

exposição de cartazes cinematográficos da Vera Cruz e coquetel no saguão

Informações: 55-62 524-1755/ 524-1712