Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

18.5.05

UFF COMEMORA ANO MUNDIAL DA FÍSICA

Instituto de Física organiza programação integrando diversas atividades


No dia 19 de maio, o Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense apresentará uma extensa programação – com palestras e conferências sobre as mais importantes teorias de Einstein - abertas ao público em geral, como parte das comemorações do Ano Mundial da Física.

A "Vida e obra de Einstein" será o tema da conferência de abertura, proferida pelo professor José Antonio e Souza, especialista em cosmologia e radiação cosmica, às 10h, no Auditório do Instituto de Geociências – Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói. Além da vida e obra deste gênio, José Antônio irá falar sobre as mudanças dos paradigmas da Física através dos tempos e as influências de Einstein em outros ramos do conhecimento.

Haverá também um ciclo de palestras que tratarão dos temas "Relatividade Restrita", "Relativismo Geral" e "Movimento Browniano". As palestras serão proferidas pelos professores da UFF Marco Moriconi, Luis Oxman e Paulo Murilo Castro , respectivamente. Ao mesmo tempo, no saguão do Instituto de Geociências, ocorrerá a exposição "Experiências de Michelson-Morley e do Efeito Fotoéletrico".

Durante todo o ano de 2005, a Física vai realizar conferências, palestras, exposições e oficinas, ampliando sua programação anual, a fim de ressaltar a importância do evento em todo o mundo e no Brasil. Exemplo é a exposição "Física e Arte", que apresentará quadros e experimentos de Física, dias 23, 24 e 25 de maio, das 14 às 17h, no Centro de Artes da UFF, no prédio da Reitoria, rua Miguel de Frias, 9.

A agenda de atividades pode ser conferida no site: www.if.uff.br ou pelo telefone 2629-5827.



Instituto de Física da UFF

Atualmente, o IF-UFF conta com cerca de 40 pesquisadores do CNPq e uma produção acadêmica de mais de 100 trabalhos em revistas internacionais. O seu curso de Mestrado e de Doutorado são reconhecidos como os melhores do país. O Instituto desenvolve pesquisa científica de ponta em Sistemas Complexos, Magnetismo, Nanociência, Física Núclear e de Plasmas, Informação Quântica e Novos Materiais.

Ano Mundial da Física

O ano de 1905 foi o "annus mirabilis" (em latim, ano miraculoso) de Albert Einstein. De março a setembro de 1905, Einstein publicou cinco artigos que revolucionaram os conceitos da Física: a quantização da luz (a luz com propriedades de partícula), proposta para a obtenção das dimensões moleculares da matéria, e finalmente a destruição do conceito absoluto de espaço e tempo.

Em 2001, as Sociedades de Física de todo o mundo propuseram que o ano de 2005, quando festejamos os 100 anos dos artigos de Einstein, fosse considerado o Ano Mundial da Física ("World Year of Physics" - WYP2005). A International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) e a ONU também aprovaram esta resolução.

O objetivo do Ano Mundial da Física é chamar a atenção do público em geral, e do jovem em particular, para o desenvolvimento da Física e suas aplicações tecnológicas que causaram enorme impacto no desenvolvimento mundial no século XX e no início do XXI, interferindo na vida cotidiana em diversas situações, como: falando em telefone (fixo ou celular), usando transporte terrestre e/ou aéreo, assistindo televisão, fazendo exames de tomografia e etc...

As atividades do Ano Mundial da Física no Brasil estão sendo coordenadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

------------------
Cronograma:

*Exposição "Experiências de Michelson-Morley e do Efeito Fotoelétrico"
Data: 19/05/2005
Horário: 9:00h às 18:30h
Local: Saguão do Instituto de Geociências
Comissão Organizadora da Exposição: Prof. Carlos Alberto Faria Leite (IF-UFF), Prof. Roberto Meigikos dos Anjos (IF-UFF), Prof. Paulo Acioly Marques dos Santos (IF-UFF).



* Conferência "Vida e Obra de Einstein"
Data: 19/05/2005
Horário: 10:00 às 11:00 h
Local: Auditório do Instituto de Geociências
Conferencista: Prof. José Antonio e Souza (IF-UFF)



* Palestras:
- "Relatividade Restrita"
Data: 19/05/2005
Horário: 14:00 às 15:00 h
Local: Auditório do Instituto de Geociências
Palestrante: Prof. Marco Moriconi (IF-UFF)

- "Relatividade Geral"
Data: 19/05/2005
Horário: 15:00h às 16:00 h
Local: Auditório do Instituto de Geociências
Palestrante: Prof. Nivaldo Lemos (IF-UFF)

- Intervalo
Data: 19/05/2005
Horário: 16:00h às 16:30 h
Local: Saguão do Instituto de Geociências

- "Movimento Browniano"
Data: 19/05/2005
Horário: 16:30 às 17:30 h
Local: Auditório do Instituto de Geociências
Palestrante: Prof. Kaled Dechoum



* Solenidade de Abertura do Ano Mundial da Física no IF-UFF
Data: 19/05/2005
Horário: 18:00h
Local: Auditório do Instituto de Geociências
Mesa de Abertura: Diretor do IF; Chefe do Departamento de Física; Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação e Graduação em Física; Diretor do CEG; Pró-Reitores e Reitor UFF e outras autoridades do município de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.