Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

20.5.05

JACQUES GIBOUT, DIRETOR GERAL DO MIPTV, PARTICIPA DO 6º FÓRUM BRASIL DE PROGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO

Executivo responsável pelas feiras MIPTV, MIPCOM e MIPDOC, falará
sobre a atuação do Brasil no mercado audiovisual internacional




No dia 1º de junho (quarta-feira), o 6º Fórum Brasil de Programação e Produção, organizado pela Converge Eventos, contará com a participação internacional de Jacques Gibout, diretor geral dos principais mercados mundiais de conteúdo audiovisual (MipTV, MipCom e MipDOC). O executivo é o convidado especial para o debate "TV globalizada: explorando os mercados internacionais".



O palestrante apresentará um painel sobre as oportunidades do mercado internacional para a produção audiovisual de cinema e TV. A visão do mercado externo sobre a produção brasileira será um dos assuntos principais do palestrante, já que este ano devido às comemorações do "Ano Brasil-França", o MipCom, terá o Brasil como país a ser homenageado.



O debate abordará ainda quais são os principais obstáculos enfrentados e as soluções para superá-los, bem como as possibilidades de crescimento do mercado audiovisual. No mesmo dia, serão debatidos também temas como a viabilidade de produções regionais e a nova fase da relação entre cinema e TV.



Sobre os eventos


MIPTV - O MIPTV é o maior e mais tradicional mercado de produtos para televisão, sendo uma referência para a comercialização de conteúdos televisivos. Neste ano, no mês de abril, o MIPTV, que integrou o Mercado Internacional de Conteúdos Interativos (MILIA), levou a Cannes cerca de 3.600 compradores de todo o mundo e atraiu mais de 12.000 participantes, alcançando um faturamento superior a 2,3 bilhões de dólares.



MIPDOC - O evento, que também ocorre no primeiro semestre, é uma ampla vitrine de documentários e programas de não-ficção de todo o mundo e funciona como uma avant première para o MIPTV. Em sua última edição, o evento recebeu 525 delegações, de 61 países e atraiu mais de 22 mil participantes.



MIPCOM - O MIPCOM completará seus 20 anos em outubro deste ano. Este evento tem como tema as perspectivas do conteúdo audiovisual em função das diferentes mídias e tecnologias, como o cabo, a TV digital, o mercado de DVD, o celular. Reúne produtores e broadcasters interessados n a busca de novos conceitos e formatos, parcerias para co-produção, e financiamento para os projetos audivisuais. Em 2004, o MIPCOM contou com a presença de mais de 10 mil participantes, cerca de 3.200 compradores e 3.522 empresas, representando 95 países.




SOBRE O FÓRUM


Em sua sexta edição, o Fórum Brasil, promovido pelas revistas Tela Viva e Pay TV, explora o futuro da televisão brasileira em quatro fronteiras: a geográfica, a tecnológica, a de negócios e a de linguagem. Serão dois dias de apresentações e debates com a presença dos principais executivos e líderes da TV aberta, TV por assinatura, redes UHF, programadoras, produtoras audiovisuais, agências e anunciantes, fornecedores de tecnologia, governo e analistas.



O evento tem como público emissoras de TV aberta, grupos de mídia; programadoras de TV por assinatura; operadoras de cabo, MMDS e DTH; produtores independentes de TV, produtores de cinema, distribuidoras de filmes, agências de publicidade, anunciantes, fornecedores de tecnologia.



Os interessados em participar do evento podem obter informações no site www.convergeeventos.com.br, pelo telefone (11) 3120-2351 ou pelo email info@convergeeventos.com.br diretamente com a Converge Eventos, empresa responsável pela realização do IV Fórum Brasil.