Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

26.5.05

Encontro internacional discute Semiosfera

O OKTIABR - Grupo de Pesquisa para o Estudo da Semiosfera do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP - e o Centro Universitário Belas Artes realizam, no período de 22 a 27 de agosto de 2005, o I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera.

O evento acontece no campus do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e vai contar com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

“Interferências das diversidades nos sistemas culturais” será o tema do encontro, que tem Boris Schnaiderman como presidente de honra e homenageia, in memorian, Mikhail Mikhalovich Bakhtin, Roman Osipovich Jakobson, Iúri Mikhailovich Lótman e Haroldo de Campos.

“Semiosfera” é o termo proposto por Iúri Mikhailovich Lótman para designar o campo de estudos semióticos voltado à compreensão dos encontros culturais.

A idéia geradora do conceito surgiu da necessidade de entender como diferentes culturas se relacionam e criam conexões que se traduzem em códigos, linguagens, sistemas de signos de grande complexidade. Para saber mais, veja artigo de Irene Machado sobre o tema, disponível no Fórum Pluricom.

O I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera propõe como temário geral a discussão do campo conceitual da semiosfera; os entrecruzamentos teóricos; os mecanismos semióticos em espaços culturais; as emergências como manifestação da semiodiversidade no planeta, e os desdobramentos dos estudos sobre a semiosfera.

Estão previstos workshops com convidados internacionais, conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, painéis, exposição, e seminário de inverno com pesquisadores e o grupo OKTIABR.

Vários convidados internacionais já atenderam ao convite, como Kalevi Kull, Peeter Torop e Mihhail Lotman (Estônia), Winfried Nöth (Alemanha), Goran Sonneson (Suécia), Pampa Aron e Silvia Barei (Argentina), Manuel Cáceres Sánchez e Jorge Lozano (Espanha), Desidério Navarro (Cuba), além dos brasileiros José Luiz Fiorin, Lucia Santaella, Jerusa Pires Ferreira, Lucrécia Ferrara, Eduardo Peñuela Cañizal, Norval Baitello, entre outros.

Presidida pela Profa. Dra. Irene de Araújo Machado (COS/PUC-SP), a comissão científica aceita, até o dia 15 de junho, trabalhos de análise crítica e criativa que tratem de assuntos relacionados aos seguintes temas: diversidade; modelização; trânsitos culturais; natureza e cultura; fronteiras; conexões; imprevisibilidade; irregularidade; heterogeneidade; assimetria; tradução; hibridismo; entropia.