Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

7.3.05

Experiências na Europa e EUA inspiram varejistas de todo mundo

A Associação ECR Brasil está organizando grupos para participar do Congresso ECR Europa, em Paris, e do Retail Systems, em Chicago, nos Estados Unidos. Os dois eventos apresentam aos varejistas de todo o mundo experiências bem-sucedidas e novidades em tecnologia e gestão dos negócios, para melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento, além de palestras dos mais importantes profissionais da indústria e do varejo mundial.

O Congresso ECR Europa 2005, que comemora os dez anos da fundação da associação de mesmo nome, ocorre de 26 a 28 de abril na capital francesa e tem como tema “Better Consumer Value – Growing the cake together” (Como entregar mais valor ao consumidor – Crescendo juntos).

Além do congresso, a delegação brasileira terá a oportunidade de participar de visitas às lojas de varejo Galeries Lafayette e Sephora e conhecer em detalhes as iniciativas de ECR da Unilever na França. Além das visitas exclusivas do grupo brasileiro, este ano os organizadores do Congresso ECR Europa prepararam um roteiro opcional de visitas a lojas de redes varejistas como Auchan, Carrefour, Champion, Cora, Metro, ent re outras.

No ano passado, o Congresso ECR Europa foi realizado em Bruxelas, Bélgica, e a programação incluiu apresentações de casos de gerenciamento por categorias da Colgate-Palmolive e do Carrefour e estudos sobre aplicações de CRM (Consumer Relationship Management) realizados pela Coca-Cola e Kraft Foods.

Também foram debatidos temas como etiqueta inteligente e de que forma as práticas de ECR podem auxiliar os comerciantes na gestão de seu negócio.

Detalhes da programação de palestras e visitas do Congresso ECR Europa 2005 podem ser obtidos no site http://conference.ecrnet.org/ecrfolder/index.cfm


O que é a Associação ECR Brasil

ECR (sigla em inglês de Efficient Consumer Response, ou Resposta Eficiente ao Consumidor) é um movimento global, no qual empresas industriais, comerciais e os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática etc.) trabalham em conjunto para identificar padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.

As ferramentas de ECR são hoje aplicadas na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina por quase todos os países com alguma expressão econômica. No Brasil, o ECR reúne mais de 90 empresas, entre elas Unilever, Nestlé, Ambev, Coca-Cola (na indústria); Grupo Pão de Açúcar, Bompreço e Sonae (no varejo); e Banco Itaú, Bradesco e Microsoft (em serviços).

As reduções de custos obtidas, apenas com a eliminação das ineficiências, equivalem, em média, de 6% a 10% do volume total de negócios da cadeia de abastecimento (indústria, transportadoras, supermercado e consumidor, por exemplo).

O papel da Associação ECR Brasil é o de atuar como um fórum técnico de discussões e facilitadora do processo, agregar as empresas interessadas, formar comitês de trabalho em cada um dos temas de desenvolvimento prioritários, divulgar informações e resultados, promover cursos e palestras para difundir os conceitos e qualificar profissionais, entre outras atividades afins.

Para mais informações, consulte o site www.ecrbrasil.com.br.