Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

15.2.05

"Venezuela: originalidade e ousadia"

A partir da realização de um vasto estudo a respeito da revolução bolivariana, e somando-a a vivência do último referendo realizado na Venezuela em agosto de 2004, Altamiro Borges acaba de lançar um livro que descreve todo o processo de consagração de Hugo Chávez neste país.

“Venezuela: originalidade e ousadia” é o nome desta obra que reúne, também, entrevistas com o próprio Hugo Chávez e outros importantes personagens envolvidos na história recente da Venezuela, proporcionando aos leitores o conhecimento dos pormenores que explicam por que os senhores do imperialismo e da oligarquia local reprovam a ascensão da revolução bolivariana.

De maneira criativa e prática, em sua narrativa, Altamiro Borges demonstra o quanto Chávez é carismático e querido na Venezuela, como ele utilizou a diplomacia para se relacionar com as forças opositoras e iniciar o combate à globalização neoliberal na América Latina, ainda, com o aval da maioria da população venezuelana que, em especial, no último referendo, organizou-se em patrulhas eleitorais, deixando o país “avermelhado com o cartaz do no – não ao retrocesso, não ao passado, não à oligarquia, não ao diablo Bush ”.

Mas esta experiência tão rica e admirável também relativizada por Miro em seu livro. O autor expõe todos os aspectos positivos da forma como Chávez conduz as políticas públicas, econômicas e sociais, detalhando por meio de exemplos práticos todas as suas positivas conseqüências, porém não deixa de analisar os possíveis riscos da revolução bolivariana sofrer um revés.


A primeira edição da obra foi lançada no Fórum Social Mundial realizado no final de janeiro, em Porto Alegre. Para obter seu exemplar, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi, no telefone 55- 11 3266-4312