Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

29.1.05

Cursos gratuitos para pessoas com deficiências


Desde a regulamentação da Lei nº 8.213/91, que destina um percentual de vagas para pessoas com deficiências, de acordo com o número de funcionários da empresa, existe o mito de que este público é contratado apenas para trabalhos que não exijam qualificação.

Porém existem vagas abertas para pessoas com deficiência, que não são preenchidas. A falta de acessibilidade e a exclusão social dificultam que as pessoas com deficiência estudem e trabalhem e, por esta razão não tenham a experiência necessária para o perfil das atividades.

A AVAPE - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais investe, desde 1995, em Programas de Reabilitação Profissional voltados para a capacitação de pessoas com deficiência e sua colocação no mercado de trabalho.

A instituição, que atua na inclusão de pessoas com deficiência, possui uma grade regular de cursos, que aumenta o grau de competitividade e facilita a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Entre os cursos gratuitos disponíveis estão: Recepção e Atendimento ao Cliente, Telemarketing, Informática Básica, Word, MS-Excel 97 Avançado, Iniciação em Informática, Internet e Power Point, Manutenção e Instalação de Microcomputadores, Gestão de Pequenos Negócios – Marketing, Comunicação e Expressão para o Mercado de Trabalho, e Artesanato (com o tema bordado).

Já o projeto “A Vida é um Doce” repassa conhecimentos culinários que possam gerar renda às famílias de pessoas com deficiência, e a Avape possui também uma parceria com a Fundação Abrinq, que oferece diversos cursos voltados para a área de turismo, direcionados a jovens carentes, entre 16 e 17 anos, com e sem deficiência.

Os cursos são criados com o apoio dos profissionais que atuam diretamente nas colocações de pessoas com deficiência, o que possibilita oferecer capacitações que atendem as demandas do mercado de trabalho. Em 22 anos de atuação, a AVAPE já conseguiu colocar mais 5 mil portadores de deficiências no mercado formal de trabalho.

Em 2003, o setor atendeu 1943 pessoas com e sem deficiência, totalizando aproximadamente 60 mil horas/homem capacitados. Esse ano, o número já atingiu um total de 40.600 mil horas/homem, num total de 1.400 pessoas atendidas até setembro. A AVAPE ainda possui a Oficina de Aderecismo, onde jovens aprendem técnicas de pintura, restauração de móveis, produção de peças artesanais e marcenaria.

CTA – Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Avape
Av. Higienópolis, 415 – Santo André/SP
55(11) 4426-4066
www.avape.org.br