Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

7.12.04

Cultura Popular é tema de Seminário

Será realizado em Brasília, de 23 a 26 de fevereiro de 2005, o Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares.

A iniciativa do Ministério da Cultura será realizada pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.

O Seminário é fruto de um diálogo com segmentos da sociedade civil e visa ampliar a discussão em busca de modos de atuação e políticas que fortaleçam a pluralidade brasileira por todo o país.

Ao levar em conta os contextos locais de decisão, abre espaço para a participação de indivíduos, grupos e comunidades, contribuindo de modo efetivo para a cidadania.

É crescente o reconhecimento da importância da diversidade, das especificidades e do valor artístico e cultural das manifestações populares como parte fundamental do processo de inclusão social, econômica e de desenvolvimento humano.

A longa história de exclusão dos segmentos populares das políticas públicas do nosso país, ao lado da segregação social e racial, é determinante na desvalorização de suas produções culturais.

O objetivo do Seminário é contribuir para o processo de formulação de políticas públicas para as Culturas Populares, indicando diretrizes e ações destinadas ao reconhecimento e fomento às atividades artísticas e culturais populares.

Já estão sendo realizadas Oficinas Preparatórias em vários estados brasileiros. Em Brasília, a Oficina Preparatória será realizada no dia 18 de janeiro de 2005, na Funarte, Sala Cássia Eller, das 9h as 18h.

Contatos da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural:

(61) 316 2105 / 2102 - diversidadecultural@minc.gov.br

Inscrições para a Oficina Preparatória podem ser feitas diretamente na Funarte/DF.

Leonardo Hernandez
Tel: (61) 226 9228 / 1132