Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

15.11.04

JORNADA BRASIL-ESPANHA REÚNE MUSEÓLOGOS NO MAC DE NITERÓI



O Museu de Arte Contemporânea de Niterói realiza quinta e sexta-feira (18 e 19 de novembro de 2004) a Jornada Brasil-Espanha: Museus no Mundo Contemporâneo. O evento reúne profissionais do Brasil e da Espanha e coloca em discussão as reflexões e práticas de dois países inseridos no universo da latinidade, herdeiros e criadores de instituições e processos museológicos específicos. Inscrições gratuitas limitadas.



A Jornada Brasil-Espanha: Museus no Mundo Contemporâneo é uma das ações da Política Nacional de Museus, lançada em maio de 2003 pelo Ministério da Cultura do Brasil. Por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN e em parceria com o Ministério da Cultura da Espanha, a Jornada foi criada para estabelecer maior intercâmbio entre os setores museológicos dos dois países com a proposta de estreitar as relações entre técnicos e promover futuras parcerias entre os museus.


o diálogo entre o singular e o universal apresenta-se como um desafio contemporâneo. Os temas abordados serão as políticas públicas nas áreas museológicas, as novas perspectivas na gestão de museus nacionais, a formação e atuação profissional, as políticas locais e regionais de museus, entre outros.


Foram convidados profissionais do Brasil e da Espanha para proferir as palestras. Da Espanha virão Marina Chinchilla Gómez, subdiretora geral de Museus Estatais; José Luis Diaz, subdiretor geral de pesquisas e conservação do Museu do Prado; Jesús Urrea, diretor do Museu Nacional da Escultura de Valladolid; Maria Bolaños, Universidade de Valladolid; Ana Carro Rossell, presidente da Associação de Museólogos da Espanha; Carmen Prats, chefe do Serviço de Museus de Catalunha. Os convidados brasileiros são José do Nascimento Júnior - diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN; Vera Tostes - diretora do Museu Histórico Nacional; Telma Lasmar - presidente do Conselho Federal de Museologia; Mário Chagas - professor do programa de pós-graduação em Memória Social e da Escola de Museologia da UniRio e gerente do DEMU do IPHAN; Cícero Almeida - professor da Escola de Museologia da UniRio e coordenador técnico do Museu Nacional de Belas Artes; Simone Monteiro - coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul.



Programação



Dia 18



9 horas - Políticas Públicas nas Áreas Museológicas Comparativas Entre Brasil e Espanha - Maria Chinchilla e José do Nascimento Júnior



11 horas - Intervalo para almoço



14 horas - Gestão de Museus em Perspectiva - Letícia Ascue Brea, do Museu Nacional do Prado e Vera Tostes, do Museu Histórico Nacional.



16 horas - Coffee Break



16h30min - Mesa de Formação Profissional - Telma Lasmar, do Conselho Federal de Museólogos do Brasil e Ana Carro Rossell, da Associação Espanha de Museólogos.



Dia 19



9 horas - Museus, Uma Reflexão Histórica e Conceitual - Mario Chagas e Maria Bolanos



11 - Intervalo para almoço



14 horas - Papel dos Museus de Arte no Contexto Brasil-Espanha - Paulo Herkenhoff, do Museu Nacional de Belas Artes (Brasil), e Mercedes Morales Minero, do Museu Nacional Reina Sofia (Espanha).



16 horas - Coffee Break



16h30min - Papel das Políticas Regionais Para os Museus - Representantes do sistema de Museus da Catalunha e Simone Monteiro, do Sistema de Museus do Rio Grande do Sul.



Contato para entrevistas: Telma Lasmar > (21) 9295-1015



Jornada Brasil-Espanha: Museus no Mundo Contemporâneo

Datas: 18 e 19 de novembro de 2004 (quinta e sexta-feira)

Horário: 9 às 18 horas

ENTRADA FRANCA (inscrições limitadas)



Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Mirante da Boa Viagem, s/n.º, Boa Viagem, (21) 2620-2400

www.macniteroi.com