Blog Toques & Dicas da eNT www.nadiatimm.com

Blog Toques & Dicas, seção da Revista Eletrônica Nádia Timm - eNT

23.10.04

1º FÓRUM BRASILEIRO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL



1º FÓRUM BRASILEIRO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL
BELO HORIZONTE - 1 A 3 DE DEZEMBRO DE 2004

II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL REABILITAÇÃO URBANA: NOVAS POLÍTICAS PARA AS CIDADES
II SIMPÓSIO DE TÉCNICAS AVANÇADAS DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS - CITECOR

Nos últimos anos, a temática do patrimônio ganha proeminência na cena cultural: de assunto restrito a um pequeno grupo formado por técnicos, passa a ser um tema que atrai a atenção das massas, dos governos e da sociedade civil.

Assistimos à multiplicação de iniciativas nessa área, que vai da multiplicação de museus no mundo à proteção de áreas urbanas inteiras, passando pelas temáticas tradicionais do restauro e da reciclagem das estruturas ambientais existentes.

Frente à amplitude do quadro, cabe um novo papel também à Universidade, que deve constituir locus privilegiado para uma reflexão sistemática e aprofundada sobre os pressupostos, metodologias e ações na área do patrimônio.

Essa é a idéia básica desse 1º Fórum Brasileiro sobre Patrimônio Cultural, que reúne três eventos que cobrem diferentes aspectos do campo: a questão da revitalização urbana, a questão da ciência e tecnologias para a conservação-restauração de bens culturais e a questão do ensino na área.

O 1º Fórum Brasileiro sobre Patrimônio Cultural deverá congregar profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes e entidades públicas e privadas do país e do exterior, envolvidos com as atividades previstas em sua temática, tais como: arquitetos e urbanistas, paisagistas, planejadores urbanos, engenheiros, artistas plásticos, químicos, geólogos, cientistas da conservação, formuladores de políticas públicas e de fomento à pesquisa, representantes de entidades públicas, profissionais, empresariais e não-governamentais, ligados à área do patrimônio e da proteção aos bens culturais móveis e imóveis.



Prazo para envio de resumos: 30 de outubro

Inscrições abertas – vagas limitadas


Mais informações no site: